Novos caminhos a seguir, como os consumidores estão se adaptando ao Coronavírus e como ajustar a sua empresa para esse novo cenário.
A pandemia do Coronavírus mudou a maneira como vivemos nossas vidas e como nos conectamos com o mundo ao nosso redor. Coisas como distanciamento social, home office e exercícios se tornam cada dia mais comuns. As medidas tomadas para gerenciar a pandemia não apenas impactou a economia global, mas também alteraram os interesses, expectativas e comportamento de compra dos consumidores. Essas mudanças são constantes e acontecem rapidamente – e como as empresas devem se portar diante delas? Hoje, vamos trazer para vocês algumas das principais tendências que estamos vendo e dicas úteis para ajustar sua estratégia de mídia.
As pessoas estão usando vários dispositivos para ficar online em níveis sem precedentes.
Conectar-se ao mundo on-line agora é mais importante do que nunca com o consumo de mídia aumentando drasticamente e influenciando todos os aspectos da vida.
• Nos EUA, ficar em casa levou a um aumento de 60% na quantidade de conteúdo assistido. Os americanos estão assistindo cerca de 12 horas de conteúdo de mídia por dia, de acordo com dados da Nielsen.
• Os consumidores em todo o mundo estão gastando 20% mais tempo em aplicativos e jogos do que há um ano atrás.
As pessoas estão recorrendo ao Google para obter informações e conteúdos importantes para atender às suas necessidades essenciais.
Com as empresas se adaptando à entrega ou aos modelos on-line, as pessoas procuram informações claras e específicas sobre onde, como e quando podem obter o que precisam.
• Segundo dados internos, as pesquisas por "serviços de entrega de alimentos" cresceram globalmente em mais de 300% ano a ano.
• Os americanos estão assistindo a vídeos relacionados a receitas e culinária a uma taxa 31% maior do que no mesmo período do ano passado.
As pessoas estão descobrindo novas conexões e alimentando relacionamentos (virtualmente).
Mesmo quando as pessoas se distanciam fisicamente, elas estão usando a tecnologia de novas maneiras para se conectar.
• 50% dos consumidores norte-americanos disseram ter usado o vídeo para se comunicar com familiares e amigos
• No YouTube, vimos um aumento nos vídeos, onde as pessoas se filmam realizando tarefas comuns, como limpar e cozinhar.
As pessoas estão praticando o autocuidado mais.
As pessoas estão focadas em cuidar de suas próprias necessidades físicas e psicológicas, além das de amigos e entes queridos.
• As pessoas estão recorrendo ao vídeo on-line para obter ajuda para lidar com a ansiedade e o estresse. Até agora nos EUA este ano, as visualizações de vídeos relacionados à meditação são 51% maiores que o mesmo período de 2019.
• Pais e alunos estão recorrendo ao YouTube para se adaptar ao fechamento da escola e à educação em casa. Segundo os dados do YouTube, a média de visualizações diárias de vídeos com "escola em casa" ou "escola em casa" no título aumentou mais de 120% em todo o mundo desde março de 2020.
À medida que o comportamento do consumidor continua a mudar, a demanda do consumidor continua a aumentar e diminuir.
Com esse novo cenário o que as empresas podem fazer para interagir com esse consumidor:
Invista na descoberta online.
Um grande número de empresas e compradores mudou on-line por necessidade, muitos pela primeira vez. No entanto, as empresas que já tinham presença on-line em março ficaram em vantagem.
Para a maioria do negócios, no momento, a presença on-line de negócios é agora o próprio negócio. Seja através de um site, uma página de destino ou uma empresa administrada pelas mídias sociais, os compradores precisam encontrar você online. Priorizar conteúdo relevante e útil, investir em SEO ou tirar proveito de um mercado de anúncios mais barato que o normal (o gasto global com anúncios é 8% abaixo dos níveis anteriores ao COVID ), são algumas das opções que você precisa para alcançar os compradores certos no momento certo.
Para empresas que ainda não têm presença on-line, pode parecer assustador pensar em criar um site. Não existe uma solução única - se um site é demais no momento para sua empresa, é perfeitamente possível começar com apenas uma conta nas redes sociais e esse ser o ponto de partida. Qualquer mudança para o online será mais valiosa do que depender exclusivamente de métodos off-line para expandir seus negócios.
Ajude as pessoas a conseguirem o que desejam, mais rapidamente
Hoje em torno de 60% do acesso a sites é feito pelo celular, e se a experiência do usuário não for boa, ele pode rapidamente migrar para outro site. Melhorar o tempo de carregamento do site em 1 segundo pode ajudar a melhorar as taxas de conversão em 8%.
A experiência no site deve ser relevante e fácil de usar. Coisas como o checkout em apenas uma etapa e notificações e anúncios de remarketing que façam o cliente voltar, são de suma importância.
Ofereça experiências de anúncio mais envolventes e úteis
O potencial cliente precisa encontrar o seu site/ produto quando faz uma busca no Google, por isso é importante investir em campanhas nessa ferramenta com as palavras-chaves certas, de forma que quando for feita a busca o seu negócio apareça nas primeiras páginas. Anúncios que sejam envolventes e relevantes, afinal, hoje, quando buscamos qualquer coisa na internet, seja o endereço de um consultório, seja como fazer uma receita ou um produto para comprar, essa busca é feita no Google. Se sua empresa não está no Google, ela não existe nas buscas.
Facilite a ação de seus clientes
O link direto apresenta um caminho importante e contínuo para a conversão. Para oferecer uma melhor visão de onde os consumidores estão aterrissando e convertendo a partir de seus anúncios ou posts.
Digamos que seu cliente esteja assistindo a um vídeo seu no YouTube e receba um desconto exclusivo para quem assistiu aquele vídeo Depois de tocar no anúncio, ele é direcionada diretamente para uma página de compra da loja para fazer o pedido. Hoje, mais do que nunca, o que os clientes buscam é FACILIDADE.
A mudança é uma constante
Embora não saibamos como ou quando a crise será resolvida, sabemos que é essencial permanecer flexível e antenado a essas mudanças. Mais do que nunca é necessário se adaptar, buscar soluções que facilitem o acesso do cliente aos seu produtos, onde ele possa visualizar seus produtos e efetuar a compra. Forneça informações relevantes, ajude o seu consumidor com dicas de sua área de atuação, através das redes sociais, e crie relacionamento que vão te levar a venda.