Uma ferramenta de autoconhecimento que serve para a carreira e para a vida pessoal.
O nome soa exótico, mas o propósito é dos mais práticos possíveis. Muito utilizada em sessões de coaching, a Roda da Vida surge no papel como um círculo separado em partes e ajuda a criar um panorama pessoal e em determinado momento da sua vida.
Com ela em mãos, é possível analisar problemas, elencar prioridades e traçar planos futuros para atingir melhor equilíbrio. As áreas, no entanto, podem ser substituídas, dependendo da meta. Você pode colocar quaisquer elementos sobre aqueles dos quais deseja ter uma visão mais sistêmica, sejam eles relacionados ao trabalho, aos relacionamentos, as habilidades, etc. O número de elementos também pode ser reduzido ou aumentado, conforme a necessidade.
O objetivo da ferramenta é fazer você ter consciência sobre como a vida está funcionando no momento e como a sua meta implica nas áreas da sua vida, bem como as demais áreas podem implicar na sua meta.
Origens da Roda da Vida
O instrumento foi criado nos anos 60 pelo americano Paul J. Meyer fundador do Sucess Motivation Institute, pioneiro na indústria do aprimoramento e desenvolvimento pessoal, que identificou as principais áreas que deveriam ser desenvolvidas para que uma vida seja considerada plena.
Na internet encontramos muitos modelos para impressão e algumas que podem ser preenchidas online, assim como sua explicação mais detalhada.
Ok, mas por qual motivo eu resolvi falar sobre a Roda da Vida?
Retrato Ícone trabalha com isso?
Primeiro porque eu gosto muito desta ferramenta e acredito que é um excelente exercício para fazermos de tempos em tempos na nossa vida.
Segundo, não, o Retrato Ícone não trabalha com o foco na Roda da Vida (esta exige tempo e preparação à parte).
Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, uma das partes do círculo da Roda da Vida é a área Profissional, sendo aí que o Retrato Ícone quer te provocar.
Até o momento do teu ensaio fotográfico, te levamos a realizar uma pequena pausa e uma análise da tua área profissional. Ou seja, como você se vê atualmente e qual propósito te move profissionalmente hoje?
O nosso momento atual está nos cobrando novos pensamentos, novas atitudes e formas de traçar nossas metas profissionais.
Reinventar é a palavra do momento.
Para conseguirmos nos reinventar com congruência é preciso alinharmos a mente, os pensamentos, os valores e a forma de encararmos os desafios.
“Não importa quem você é ou qual é sua idade: se quiser conquistar sucesso permanente e sustentável, sua motivação precisa vir de dentro” (Paul J. Meyer)
Forte abraço!