07/01/2021 às 12:37 Desenvolvimento Humano

VITIMISTA x PROTAGONISTA

120
2min de leitura

Por qual motivo muitas pessoas quando começam a enfrentar pequenos problemas ou pequenos obstáculos desistem?

No mês passado, escrevi sobre vitimismo e autossabotagem. Todo vitimista tende a desistir perante os primeiros obstáculos e são péssimos para superar seus próprios problemas. Isso acontece porque o vitimista precisa de plateia, atenção. Então, é melhor ser o coitadinho para sempre do que amadurecer e enfrentar as circunstâncias da vida. Sim, o vitimista é imaturo, infantil. São mimados na infância e quando se tornam adultos, são conhecidos como as famosas “crianças grandes”. A origem do vivitmismo se dá principalmente na infância. Por exemplo: quando uma criança cai no chão e não se machuca, ela tem duas opções: chorar esperando que alguém lhe dê atenção ou levantar como se nada tivesse acontecido. Porém, o que as faz chorar, muitas vezes, é a “plateia” dos pais. Aí cai, o pai ou a mãe (ou ambos) correm desesperadamente para acudir o filho “coitadinho”. Pronto! Aí pode estar se instalando o vitimismo. E, se esse comportamento for repetitivo, mais forte se torna esse “vício”.

Conforme vão crescendo, a cada “tombo” essas pessoas precisam da atenção dos pais ou de alguém próximo. Esse comportamento se perpetua, então, a cada obstáculo ou desafio, essas pessoas travam, esperando sempre que alguém as ajude.

Isso mesmo! Todo vitimista vive a espera de um milagre, ou seja, está constantemente dependendo de outras pessoas para superar seus próprios desafios. Permita-me dizer uma coisa! Se você se sente um vitimista, desculpe informar. Ninguém dá a mínima para a sua choradeira!

Agora, imagine que você tem um filho e o sequestram. Você recebe uma ligação e o sequestrador diz as seguintes palavras: “Você tem que conseguir 100 mil reais em 15 dias senão seu filho morre”. Você se transforma ou não em um protagonista no mesmo momento? Pode apostar que sim! Você vai fazer o que tiver que fazer para obter esse valor e salvar seu filho. O que separa um vitimista de um protagonista é a sua mentalidade, sua interpretação diante de um fato da vida. 

Se você tem a opção de não agir e ficar se vitimizando, é o que você vai fazer. Por outro lado, se a única opção é você tomar uma atitude que te impulsione é, também, o que você vai fazer.

A verdade é que para um protagonista, os problemas e os obstáculos se tornam pequenos, pois o protagonista, pensa imediatamente na solução. O protagonista é infantil ou maduro? Claro que maduro! É emocionalmente forte ou fraco? Fortíssimo! Enquanto o vitimista espera que alguém escreva sua história, o protagonista escreve a própria história. 

Cabe aqui uma boa pergunta:

 “Quem, de fato, está escrevendo a sua história?”.

Ser protagonista não é fácil, mas é simples! Isso porque existe um poder dentro de todos nós. Só temos que aprender a acessar todo esse potencial.

Lembre-se: 

Nada supera a evolução. Você nasceu para vencer!

.

Clicando na imagem acima você vai para o instagram do autor.

07 Jan 2021

VITIMISTA x PROTAGONISTA

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

05 de Dez de 2020

AUTOSSABOTAGEM E VITIMISMO

07 de Abr de 2021

VÍCIOS EMOCIONAIS

08 de Fev de 2021

COITADISMO

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em nos chamar no Whats.
Logo do Whatsapp