Um dos grandes desafios que gerentes, supervisores e donos de negócios enfrentam hoje, é o de manter uma equipe de trabalho engajada e que se sinta satisfeita em trabalhar onde trabalha.
Isto ocorre porque as pessoas, atualmente, buscam satisfazer suas necessidades de desenvolvimento, realização pessoal e de pertencimento. Durante décadas as empresas “compravam a mão de obra”, e entendia-se que o colaborador deveria entregar sua energia, habilidades e conhecimentos em troca do salário.
Todavia, os próprios colaboradores foram descobrindo que precisam se realizar por completo numa relação de trabalho. Por isso junto à entrega da energia, das habilidades e do conhecimento, as empresas passaram a receber também as necessidades de auto realização dos seres humanos que ali dedicam horas e horas de suas vidas. Pessoas são complexas! Pessoas são encantadoras e desafiadoras, na rotina frenética de uma empresa.
Para formar e manter uma equipe de trabalho que aja como se fosse a dona do negócio, sua empresa precisa oferecer atrativos para que os talentos sejam retidos, e para que novos talentos sejam atraídos. Esses atrativos podem ser: treinamentos periódicos, programas de saúde alimentar, mental e de atividades físicas, programas sociais, bonificação por metas alcançadas, entre outros.
Você precisa identificar claramente quais são as expectativas de futuro da sua equipe, mapeá-las e tentar ao máximo alinhar com as estratégias da empresa. Quando isso ocorre, você consegue tirar o máximo de cada indivíduo, o respeitando como ser humano, mas usufruindo de toda energia, habilidade e conhecimento que ele pode colocar à disposição da empresa para que exista uma relação de benefício mútuo.
Consultora Empresarial Aline da Rosa Lentz, Administradora de Empresas CRA 11.774 SC, Pós Graduada MBA-Gerência Financeira, Docente em Cursos Técnicos e Profissionalizantes.