Venho falando sobre o vitimismo.
Mas, qual é um dos principais combustíveis do vitimismo? Pode apostar que é o coitadismo. Coitadismo significa: Autopiedade; vocação para ser vítima. Sentimento que faz com que alguém se coloque no papel de vítima.
Segundo Augusto Cury, coitadismo é a arte de ter pena de si mesmo. Entra na esfera da propaganda de incapacidade. O coitadista faz marketing de suas crenças limitantes e de impotência. É aquela pessoa que não tem vergonha alguma de dizer: “Sou um derrotado”. “Nada que faço dá certo”. “Ninguém gosta de mim”.
O coitadista vive numa masmorra psíquica que asfixia o prazer de viver. São pessoas que ficam acorrentadas a impulsividade, irritabilidade, humor depressivo, etc. Os coitadistas não executam aquilo que planejam, ou seja, são muito bons em procrastinar.
Ambição? Nem pensar! O problema é que a ambição é vital para que nós possamos mudar algumas rotas, transformar nosso intelecto e revolucionar nossas emoções. Claro, estou falando daquela ambição saudável e não da ambição exagerada e egocêntrica.
Ambição vai além de um simples desejo. Desejar muitas vezes é superficial. Todos nós desejamos milhares de coisas, mas ambição nos faz atingir metas enquanto os coitadistas descansam. Você tem ambições saudáveis ou desejos tímidos?
Os coitadistas se frustram muito facilmente, enquanto os ambiciosos se nutrem das decepções e se tornam cada vez mais fortes. As frustrações são fonte riquíssima para despertar a criatividade. Mas, os coitadistas quando frustrados, algemam seus braços no calabouço das emoções negativas. Seus pensamentos são destrutivos enquanto os ambiciosos pensam positivamente a cada desafio ou obstáculo.
A sociedade está cada vez mais neurótica devido às pressões profissionais, financeiras, etc. A energia do desejo não basta. Quem não tem uma sólida ambição para superar seus conflitos não potencializa seu psiquismo. Os coitadistas vivem num túmulo, ainda vivos. Os ambiciosos constroem pontes.
Não seja um coitadista vivendo a partir de desejos fracos e sem vida. Tenha ambição. Pense positivo. Use suas capacidades e habilidades, pois com certeza você tem muitas e, talvez, apenas não perceba. Crie crenças potencializadoras e elimine as limitações. Torne-se tudo aquilo que sempre desejou ser. Compartilhe sua mudança, transformação e revolução com as pessoas que são importantes para você.
Viva a vida construindo pontes, pois abaixo de sete palmos, existem muitos sonhos enterrados!