Você sabia que pode ser um procrastinador crônico? Ser aquela pessoa, que adora empurrar as tarefas com a “barriga”? Procrastinar é uma ação de postergar ou atrasar alguma coisa, como por exemplo: um compromisso, a entrega de uma tarefa ou uma atividade importante. Esse atraso ocorre, porque você prefere fazer algo que é mais prazeroso ou mais fácil.
Alguma familiaridade com algo que você ou alguém da sua equipe faça? Conhece pessoas que “empurram com a barriga”?
Os procrastinadores são pessoas que só fazem as coisas na última hora. Só fazem quando estão sob pressão do tempo. Procrastinar é viciante, é como se fosse uma adrenalina, cada coisa que você adia e consegue um tempo maior para fazer depois, você sente uma adrenalina. O indivíduo acaba viciando e sendo um procrastinador crônico.
Para evitar a procrastinação, estabelecer metas é de vital importância. As metas devem ser realistas e atingíveis.
Existe uma técnica para definição de metas que se chama SMART. Smart é uma sigla em inglês que significa:
S – Specific – Específica
M – Measurable – Mensurável
A – Achievable – Atingível
R – Realistic – Realista / relevante
T – Timely – Temporal / prazo
Specific ou específica: os detalhes precisam estar descritos. Não basta apenas escrever: aumentar o faturamento. É necessário detalhar em quanto R$ ou % você quer aumentar e como fará isso. Ex: aumentar o faturamento da empresa todos os meses 8% a mais em relação ao mesmo mês do ano anterior. Usaremos como base o calendário de vendas mensal que será trabalhado pelo gerente comercial com sua equipe e com o marketing.
Measurable ou mensurável: coletar e monitorar dados é fundamental para que você possa definir a meta e mensurar. Seguindo o exemplo anterior, para que você acompanhe se está atingindo os 8% de aumento no faturamento mensal é necessário que haja uma análise mensal por meio de sistema de informações, planilha de excel, livro caixa etc.
A – Achievable ou atingível: a meta precisa ser audaciosa e desafiadora, mas deve ser atingível. Deve ser possível chegar nesta meta usando os recursos financeiros, de pessoal e de estrutura que sua empresa possui. Analisar o histórico de sua empresa, o histórico do mercado e do setor pode ajudar muito. As pessoas não podem atingir a meta tão facilmente, e nem ser difícil demais de atingir, não atingindo por vários meses por exemplo. Deve existir um meio termo.
R – Realistic ou realista / relevante: as metas devem realmente fazer a diferença para você ou seu negócio. Não gaste energia com coisas que não agregam. Analise sua realidade de mercado e defina se a meta vale a pena para você, se ela está alinhada com seu planejamento de longo prazo.
T – Timely – Temporal ou prazo: você precisa definir o prazo limite para que cada meta aconteça. É imprescindível que a equipe conheça este prazo e o cumpra. Definir um cronograma realista e conhecido por todos na empresa torna tudo mais fácil.
Essa metodologia, quando aplicada, aumenta muito as chances de as metas serem alcançadas, pois obriga você a pensar de forma minuciosa nas formas de colocar em prática o que pretende atingir.
Grandes mudanças são atingidas com pequenas mudanças de comportamento. As pessoas que escrevem suas metas têm 50% a mais de chance de realizá-las, do que as pessoas, que não escrevem. Então nós precisamos colocar essa técnica SMART em ação. Comece agora mesmo!!
Consultora Empresarial Aline da Rosa Lentz, Administradora de Empresas CRA 11.774 SC, Pós Graduada MBA-Gerência Financeira, Docente em Cursos Técnicos e Profissionalizantes.