23/02/2021 às 20:44 Comportamento

Comportamentos essenciais para o novo cenário trabalhista

85
3min de leitura

Nunca se falou tanto em demandas de negócios como no cenário atual, onde os comportamentos estão mudando tanto no sistema organizacional como na vida pessoal.

Houve um tempo em que as pessoas só queriam seus empregos estáveis com Carteira de Trabalho assinada, 13º salário, férias e aposentadoria, na melhor das hipóteses elas seriam promovidas a “chefes”, com as possibilidades do século XXI isto ainda acontece, porém existe uma grande competição, na maioria das vezes – externa, onde o emprego CLT deixou de ser desejável.

Inúmeras pessoas estão deixando de buscar por empregos seguros e formais, começando a se arriscar no empreendedorismo, por necessidade ou realização de um sonho, a questão é que o comportamento trabalhista mudou!

Com a alta competitividade entre os meios de trabalho, somam-se cada vez mais pessoas com pouca ou nenhuma formação neste meio, criando uma geração ansiosa e despreparada para o mercado de trabalho onde se quer bons rendimentos, porém sem tempo para percorrer o legítimo caminho do sucesso.

As prioridades tornaram-se múltiplas e a força de trabalho está cada vez mais escassa, com isso, rever e desenvolver alguns comportamentos organizacionais torna-se alta prioridade para profissionais CLT ou Empreendedores que desejam se manter competitivos em meio aos novos tempos.

Veja alguns destes comportamentos:

Inteligência emocional – É a capacidade de reconhecer e controlar suas próprias emoções, ao mesmo tempo em que as aproveita adequadamente para obter a melhor reação possível, conforme as situações determinam. Também intervém com a consciência e a sensibilidade em relação às emoções dos outros.

Foco e determinação– Habilidades que se complementam, ter foco é apresentar uma visão clara dos resultados a serem alcançados enquanto a determinação é a motivação focada para alcançar esse resultado.

Responsabilidade – É assumir um compromisso e responder por ele através das próprias ações, assim como, por todo sucesso e também por todas as falhas do seu time ou do seu negócio. Portanto, um líder ou empreendedor deve estar disposto a aceitar a culpa quando algo não vai bem sob sua gestão.

Capacidade analítica– É a habilidade de analisar dados e informações, independente da correlação entre eles, para gerar conhecimento de valor e realizar tomadas de decisão. Quando se possui capacidade analítica, significa que se é capaz de fundamentar ações e opiniões com base em dados e não no “achismo” das redes sociais.

Autoanalise– É conjunto de esforços sistemáticos que visam à compreensão de sua própria personalidade. A autoanálise nos permite uma autoavaliação diante de diferentes situações do dia a dia, permitindo avaliar pontos fortes e pontos a serem melhorados em nosso conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, e o seu principal benefício é o autoconhecimento para uma melhoria contínua.

Propósito profissional (o mais importante) – É o que motiva a realizar e a ressignificar tarefas do dia a dia. Ver o trabalho como algo grandioso como parte da nossa vida ou ainda como algo capaz de fazer com que nossa atividade signifique algo muito maior do que apenas cumprir com as demandas da nossa rotina profissional. Ter um propósito profissional é saber aonde deseja chegar e como percorrer este caminho.

Você concorda com este artigo?

Deixe seu comentário ou entre em contato comigo!

Um forte abraço,

 Psicóloga Jaqueline Vaz – CRP.RS 07/22110

23 Fev 2021

Comportamentos essenciais para o novo cenário trabalhista

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

06 de Jul de 2020

A primeira impressão é a que fica!

02 de Set de 2020

O desafio da mudança.

08 de Set de 2020

Qual o seu talento?

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em nos chamar no Whats.
Logo do Whatsapp