O Setor de Recursos Humanos ou RH exerce o papel de protagonista nas empresas, é através do trabalho dos profissionais dessa área que se torna possível traçar ações alinhadas ao negócio e às estratégias da empresa,atrair e manter talentos, capacitar e desenvolver pessoas nas mais diversas áreas e manter a empresa competitiva no mundo corporativo.
Neste contexto, o RH pode e deve ser considerado um dos mais importantes pilares de uma organização, ele é responsável por compreender a cultura organizacional e projetar o planejamento estratégico direcionando as pessoas para este propósito, mantendo a motivação dos colaboradores alinhada aos negócios.
Um setor de Recursos Humanos bem desenvolvido reflete diariamente em todos os setores da empresa, gerando lucro e confiabilidade nos processos vinculados aos gestores e seus colaboradores através de Recrutamento e Seleção, Integração de Novos Colaboradores, Capacitação e Desenvolvimento, realizando a Gestão do Clima Organizacional, Avaliação de Desempenho, Políticas de Remuneração e Benefícios, Acompanhamento Funcional, Processo de Desligamento, Endomarketing e Comunicação Interna, Inclusão de Jovem Aprendiz e PCD - Pessoas Com Deficiência, Ajuste das Políticas Organizacionais entre outras necessidades da empresa que são de responsabilidade deste setor.
Muitas empresas agregam estas responsabilidades aos setores já existentes, gerando acumulo de tarefas, uma visão sistemática e rígida, onde nota-se prejuízos pela falta de planejamento e criatividade ao se gerir pessoas e não só mantê-las funcionais.
O próprio processo de recrutamento e seleção vai muito além de contratar alguém para exercer determinada tarefa, o profissional de RH capacitado é responsável por atrair a pessoa com o perfil adequado à empresa e a tarefa que irá executar. Durante o processo de recrutamento e seleção se faz uma análise dos candidatos pensando em seu desempenho e seu bem estar integrado as necessidades da empresa. Quando este processo não é bem executado ocorrem perdas de possíveis talentos, tempo em treinamento e desgaste emocional da equipe que logo também não se manterá estável gerando grande turnover, ou seja, alta rotatividade de pessoas, produzindo inclusive uma fama negativa para a empresa.
O Recursos Humanos tem se tornado de fato uma essencialidade para as empresas que desejam crescer se posicionar no mercado de trabalho, contudo, cada sistema organizacional pode optar por ter a própria equipe de RH ou terceirizar este serviço através da Consultoria de Recursos Humanos.
Gostou deste tema?
Deixe suas dúvidas e comentários abaixo!
Acompanhe-nos aqui para mais reflexões e compartilhamento informativo sobre Recursos Humanos.
Um forte abraço, Psicóloga Jaqueline Vaz.