Sabotagem significa: Toda ação que tem o objetivo de prejudicar alguém.Então, evidentemente, podemos dizer que autossabotagem significa que as pessoas que, sabotam a si mesmas, estão prejudicando a si próprias.
E, por qual motivo uma pessoa se autossabota?
Um dos motivos é porque essa pessoa pode ter, o que a psicologia chama de Instinto Destrutivo, ou seja, fazem de tudo para sabotar (prejudicar), por exemplo, um planejamento ou projeto que possa levar essa pessoa a atingir seus sonhos e objetivos.
Por exemplo: imagine que uma pessoa tenha como objetivo, emagrecer. Ela se matricula em uma academia e vai a um nutricionista. No início, essa pessoa está determinada e inspirada. Nas primeiras semanas, faz tudo como manda o “figurino”. Quando essa pessoa começa a perceber que realmente está começando a se sentir melhor, seu Instinto Destrutivo Inconsciente entra em ação. Ela começa a faltar à academia e aos poucos comer tudo quanto é tipo de porcaria que a impeça de se sentir bem. Essa é a missão desse instinto, ou seja, não deixar que uma pessoa seja o melhor que
pode ser, fazer ou ter.
Outra função da autossabotagem é manter uma pessoa na Zona de Conforto.
Estudos dizem que é na Zona de Conforto que 95% do nosso corpo prefere ficar. Nosso cérebro é mais bem desenvolvido para nos proteger do que para atacar. Com isso, para ele, é mais conveniente ficarmos onde não há riscos e, a Zona de Conforto, é um lugar perfeito para isso.
E, o que é a Zona de Conforto?
É quando você, ao invés de se desenvolver para atingir seus sonhos, diminui os sonhos.
E, o que significa vitimismo?
Vitimismo significa:
Sentimento de ser vítima.
Todo vitimista não avança, pois constantemente sente-se vítima das circunstâncias. Essa pessoa culpa a tudo e a todos pelos fracassos da sua vida.
Ela continua sem crescer e evoluir.
A culpa nunca é dela, ou seja, é sempre de alguém ou de alguma coisa que aconteceu em sua vida.
O vitimista é um autossabotador de “carteirinha”. Claro! Além de estar constantemente culpando o mundo por sua vida extremamente negativa não faz absolutamente nada para melhorar, afinal de contas, ser vítima é muito melhor.
Qual é, então, a solução tanto para um autossabotador quanto para um vitimista?
A solução está na autorresponsabilidade.
Responsabilidade significa: Dever de se responsabilizar pelo próprio comportamento e pelas ações de outrem. Quando falamos em autorresponsabilidade, além de ser responsável pelo próprio comportamento, devemos ser responsáveis por nossas ações.
Se uma pessoa não se responsabilizar por suas ações e suas consequências, ela passará o resto da vida se autossabotando e se vitimizando.
Pense comigo: É mais fácil produzir ações autossabotadoras que levam a zona de conforto e continuar sendo o (a) coitadinho (a) ou criar vergonha na cara, assumir suas ações e crescer e evoluir?
Crescer e evoluir dá trabalho!
Mas, essa é a diferença dos que prosperam e dos que ficam na média.
Meu desejo é que sua vida seja cheia de abundância e prosperidade!
Clicando na imagem acima você vai para o instagram do Marcos.