04/02/2021 às 01:31 Liderança, Equipe e Vendas

Como sair do mundo das idéias e colocar projetos em prática?

130
3min de leitura

Todos os dias, na consultoria, quando atendo diretores e empresários, me deparo com relatos de que existem muitas ideias mas pouca ação nas empresas. Muitos me apresentam uma lista de ideias, e boas ideias, que querem colocar em prática, mas que nunca conseguem. Relatam com desânimo que as coisas não vão para a frente.

Isso é um fato! Na maioria das empresas isso ocorre, infelizmente.  O grande problema é que não existe uma rotina para se colocar essas ideias em prática, para transformar essas ideias em projetos. Sempre que você tem uma ideia, ela precisa ser validada junto com a equipe para que você possa se certificar de que é vantajoso para a empresa, e para o cliente.  

Se ela é importante, se ela vai trazer um benefício para empresa, essa ideia precisa se transformar num projeto.  Um projeto precisa ter metas. Metas precisam ter prazos e responsáveis por sua execução.

Vamos trabalhar com um indicador que é comum nas organizações: reduzir despesas.  Essa ideia de reduzir despesas, por exemplo, precisa de um projeto para que as metas sejam estabelecidas e colocadas em ação.  Projetos precisam ser macro, algo que envolva todo o time.  Primeiro, é preciso discutir junto com as pessoas da equipe o motivo deste projeto de redução de despesas.  As pessoas precisam entender que a empresa está entrando numa fase de redução de desperdícios, e de negociação para obter melhores margens de desconto e de prazos de pagamento junto aos fornecedores. O time todo será impactado e precisa contribuir economizando recursos.

Após a sensibilização do time, a respeito do projeto de redução de despesas, é necessário estabelecer as metas  para que esse projeto aconteça. Exemplo: meta 1  = revisão do relatório de D.R.E., (demonstração resultado do exercício), dos últimos 12 meses da empresa para entender cada despesa. Estabeleça um prazo para a revisão e análise do relatório, e determine quem será o responsável.  Meta 2=  elencar no relatório todas as despesas que sejam maiores do que X reais.  Meta 3 = separar as despesas em gráficos para que visualmente consigamos identificar as despesas mais impactantes, e que precisam e podem ser negociadas e/ou reduzidas.

O projeto começa a ser colocado em prática quando as metas são realizadas. Destrinchar as metas que se desdobrarão em tarefas, as tarefas se desdobrarão em  pequenas ações. As ações geram resultado e o projeto ganha vida.

                No exemplo acima, uma discrepância em termos de gasto de combustível pode ter sido identificada.  Uma das tarefas, que fazem parte da meta, pode ser buscar desenvolver um fornecedor que ofereça um preço mais justo de combustível, ou buscar benefício junto a este fornecedor como uma bonificação no final do mês que inclua uma lavação para sua frota de veículos.

Então você percebe que cumprir o seu projeto de redução de despesas não é algo impossível, mas sim, algo que demanda EXECUÇÃO. Vamos agir então?

Inicie listando as ideias que estejam mais alinhadas com as carências do teu negócio neste momento, crie metas para cada ideia, destrinche as metas em pequenas ações, determine os responsáveis pelas ações e o prazo que elas devem acontecer. Sair do mundo das ideias depende de sua força de vontade e poder de EXECUÇÃO.

Consultora Empresarial  Aline da Rosa Lentz, Administradora de Empresas CRA 11.774 SC, Pós Graduada MBA-Gerência Financeira, Docente em Cursos Técnicos e Profissionalizantes.

04 Fev 2021

Como sair do mundo das idéias e colocar projetos em prática?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

21 de Jan de 2021

Liderança, Equipe e Vendas

06 de Mar de 2021

SUA EMPRESA É O TITANIC?

25 de Fev de 2021

PROCURAMOS RESOLVEDORES DE PROBLEMAS!!!

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em nos chamar no Whats.
Logo do Whatsapp