No meio de nossas máquinas perdemos de vista o fato de que a realidade básica da vida não está na política, nem na indústria, mas nas relações humanas”. Will Durant
As pessoas constituem a força responsável pelo desenvolvimento central da economia. Não existem negócios sem pessoas, é fundamental compreender esta ideia simples para entender a importância das pessoas nas organizações tanto como clientes internos quanto externos.
Todo empreendedor assim como hierarquias organizacionais devem ser também gestores de pessoas: esta é a saída na busca da excelência, o que demanda novas competências dos líderes e da área de gestão de pessoas (RH), principalmente em um ambiente de intensas transformações como a alta demanda de adaptação às novas tecnologias, concorrência via redes sociais, tudo isso em meio a uma pandemia de saúde e crise econômica mundial. As pessoas querem ser tratadas como pessoas, não como “recursos humanos”.
Cuidar das pessoas é o melhor caminho
Mensurar potencial humano é uma das coisas mais difíceis em um negócio, principalmente quando se fala em home-office. Quanto custa cada atividade realizada? O trabalho entregue? O cliente atendido com excelência? Ou ainda, a felicidade e motivação de um funcionário tem preço? Falar em capital humano nunca foi tão necessário.
E afinal, o que é motivação?
Motivação é encarada como uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes”. (Vernon, 1973, p.11).
Motivação é um estado de espírito basicamente individual, que pode e deve ser estimulado. Quando ocorre com foco na valorização do capital humano, a motivação gera resultados muito acima da média e até surpreendente para aqueles que o incentivam.
A motivação é a energia que nos faz assumir determinados tipos de comportamento, ou seja, a motivação é o que nos induz a realizar determinadas tarefas como trabalhar e atingir metas!
Mantenha-se motivado!
Estabeleça um propósito: Para se chegar em algum lugar é preciso estabelecer um propósito e saber qual caminho que se deseja percorrer . Pense sobre quais são seus objetivos pessoais e profissionais e trace metas para que consiga alcançá-los. Escreva-os em algum lugar que consiga sempre revisar e analisar o que está faltando para que consiga o que se deseja.
Não deixe nada para depois: Não seja um procrastinador! De nada adianta passar as tarefas de hoje para amanhã e muito menos adiar as suas decisões. Não acumule muitas tarefas, pois assim você pode acabar se perdendo. Há pessoas que querem abraçar o mundo e acabam não fazendo nada direito. Saiba quais são suas prioridades e o seu limite e então faça o que tenha que fazer da melhor maneira possível.
Tenha disciplina: A disciplina é a maneira de nos manter firme em nossos propósitos. É preciso persistir, lutar e concluir nossos objetivos. Comece algo e termine. A sensação de concluir um objetivo motiva as pessoas e as fazem felizes. Apenas seja organizado e disciplinado, que no final você verá os resultados aparecerem.
Pense grande: Não é errado pensar grande. Você precisa mirar no alto para tentar chegar o mais perto possível. Coloque alguns desafios em seus objetivos, algo que te assuste a princípio, mas que te traga extrema satisfação ao conseguir atingi-lo. O importante é sair da zona de conforto e arregaçar as mangas.
Confie em você mesmo:Muita gente não chega aonde quer por falta de confiança e autoestima. Tem tanta gente que é muito capaz, porém não sabe que é e com isso deixa milhares de oportunidades passarem. É preciso que você “confie no seu taco” e siga em frente.
Saiba valorizar o que realmente importa:Seus valores devem permear seus objetivos e você precisa valorizar tudo que é importante para conseguir alcançá-los. O seu tempo deve ser valorizado e equilibrado, para que você não viva apenas para o trabalho e se esqueça de seus amigos, da família, do lazer e de você mesmo. Valorize cada momento que passar com aqueles que ama. Seja você mesmo. Faça coisas que sempre gostou de fazer como praticar atividades físicas, ler livros, ouvir música, ir à igreja, ver um bom filme.
Agradeça e comemore: A cada vitória agradeça muito e comemore. Vibre com suas realizações, pois isso será um grande estímulo e motivação para futuras realizações. Esteja aberto para o lado bom de suas conquistas e liberte-se!
Não tenha medo de fracassar: Todo mundo erra, todo mundo presencia fracassos na vida e nem por isso elas desistem e cruzam os braços. Veja oportunidades nos problemas que aparecerem e não fique apenas se penalizando por algo ou se sentindo a pessoa mais fracassada do mundo. Você precisa ter forças para levantar quando cair e aprender com os tombos que levar.
Relacione-se:É preciso conversar com as pessoas e aprender com elas. Aproveite as oportunidades de conversar com pessoas diferentes do seu círculo de amizades e relacionamentos. Converse com pessoas bem sucedidas e se inspire em suas histórias. Peça feedback e saiba ouvir e interpretar todas as críticas de forma construtiva e positiva.
Persista SEMPRE:Todos os dias lembre-se do que planejou para a sua vida e de cada objetivo que traçou. Eu sei que não é fácil olhar todos os dias para os objetivos, ainda mais quando um fracasso acontecer na sua vida. Mas, se você sonha não desistirá fácil de seus sonhos. Não deixe que se tornem apenas sonhos e lute por eles. Persista sempre e siga de cabeça erguida. Tenha fé em seus sonhos e a esperança de que irá conseguir realizá-los e trabalhe para isso!
Grata por sua atenção e um forte abraço!
Psicóloga Jaqueline Vaz.