Você já parou para pensar em quantas mudanças você já passou ao longo de sua vida? Escola, endereço, emprego, relacionamentos, enfim, mudanças desejadas ou inesperadas.
A questão é, toda mudança nos força a repensar a maneira como agimos nos tirando da comodidade que é a zona de conforto.
Em 2020 experimentamos a maior imposição de mudança devido ao conjunto das crises causadas pelo COVID 19, fez com que tenhamos que pensar em novas respostas, estas não necessariamente positivas ou negativas, mas sim um desafio constante de se adaptar as novas formas de trabalho e convivência social.
"Uma crise faz com que eu tenha que repensar coisas. Ao repensar, eu vou poder mudar e dar uma resposta nova” – Leandro Karnal.
E assim promover uma evolução necessária ao cenário atual.
Porem, o maior desafio da mudança é o medo e se temos medo dessa mudança, é um sinal de que temos consciência dos riscos. A coragem é a ação com a prudência dada pelo medo. Ou seja, só não tem medo àquele que não tem nada a perder.
O desafio da mudança é agir apesar do medo. Precisamos escutar vozes pessimistas que alertem sobre os riscos das nossas decisões e precisamos escutar vozes otimistas que nos incentivem a criar algo realmente novo.
O medo é uma resposta natural para uma situação nova. É um instinto primitivo e absolutamente necessário para a existência. A dor causa o medo; e o medo nos torna prudentes.
“O desafio da mudança é agir levando o medo junto”
De acordo com o professor Leandro Karnal, a importância de identificarmos quais são os nossos medos, alguns destes, podem ser recursos do nosso cérebro para impedir mudanças e a saída da zona de conforto. O medo não é um erro e sim uma motivação para a coragem.
“Coragem não é a capacidade de fazer tudo sem medo. Coragem é a capacidade de pegar seu medo e levá-lo para a ação”.
E o atual desafio da mudança é ter a coragemde buscar novas formas de se adaptar ao nosso “novo normal”.
Grata por sua atenção e um forte abraço!